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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17629

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Título: Análise da garantia estendida para equipamentos hospitalares: uma abordagem via teoria dos jogos e processo de renovação generalizado
Autor(es): ZAIDAN, Henrique Pinto dos Santos
Palavras-chave: Jogo de Stackelberg; Processo de Renovação Generalizado; Reparo Imperfeito; Garantia Estendida; Equipamentos Hospitalares; Stackelberg Game; General Renewal Process; Imperfect Repair; Extended Warranty; Hospital Equipment
Data do documento: 19-Fev-2016
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: A terceirização da manutenção e a adesão da garantia estendida para equipamentos hospitalares tem se tornado uma tendência ao longo das últimas décadas, pois estão relacionadas com a crescente complexidade e modernização dos dispositivos médicos, bem como, com a recorrente prática da exclusividade do fabricante na realização da manutenção. Geralmente, o relacionamento entre a instituição de saúde e o fabricante é conduzido por meio de um documento, especificando questões como: nível de confiabilidade, desempenho operacional, disponibilidade, duração da garantia, preço da manutenção, penalidades e a política de manutenção a ser implementada. Sendo assim, a presente dissertação estuda quantitativamente o problema de garantia estendida para equipamentos hospitalares, por meio da junção de duas ferramentas: o jogo de Stackelberg, designado para estruturar a forma de relacionamento entre as empresas, e o Processo de Renovação Generalizado, responsável processo de falha – reparo do equipamento (reparo imperfeito). Um cenário foi criado para a aplicação de tais métodos. Inicialmente, o fabricante ao vender um equipamento hospitalar também oferece duas possibilidades para a execução da manutenção: a primeira, garantia estendida, e a segunda, serviço sob demanda. Posteriormente, a decisão do hospital é influenciada pela estrutura de preços imposta do fabricante, a confiabilidade do equipamento e o seu grau de aversão ao risco, visto que as falhas do dispositivo são eventos aleatórios. Para ilustrar tal situação, realiza-se um exemplo numérico com dados de falha e reparo de um Angiográfo. O equilíbrio do modelo implica na maximização do lucro esperado do fabricante e o hospital decidindo pela adesão da garantia estendida. Adicionalmente, comparando as soluções do reparo imperfeito com os cenários de reparos perfeito e mínimo, observou-se similaridade nas estratégias para os casos de reparos imperfeito e perfeito, enquanto que, na relação entre os reparos imperfeito e mínimo as estratégias darse- ão de maneira oposta. Finalmente, o lucro esperado do fabricante diminui conforme aumenta o número médio de falhas.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17629
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Engenharia de Produção

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